sábado, 5 de novembro de 2011

Os vinte minutos transcendentais

Na correria de nossos dias é difícil lembrarmos de manter a calma e a paz de espírito. No entanto, procurar tirar vinte minutos da rotina para se dedicar ao equilíbrio interno é uma das maneiras mais saudáveis e possíveis de se viver. E é na meditação transcendental que algumas pessoas, atualmente, estão encontrando um refúgio.

Foi o caso do grupo musical Beatles que se resgaurdou na Índia, buscando uma forma de lidar com a fama. Ao retornarem do país, trouxeram para o ocidente a nova técnica que baseava-se em: sentar-se confortavelmente  duas vezes ao dia, por cerca de vinte minutos, de olhos fechados. A proposta parece bem simples, mas procura levar a mente na direção interiorizante de si, a fim de experimentar as camadas mais sutis do pensamento.


Não é a toa que David Lynch - Diretor, Roteirista, Produtor, Artista Visual, Músico e ocasional Ator - aderiu ao processo:  

"Você entra em um profundo oceano de criatividade quando medita. A sua consciência se expande. Você consegue captar ideias em um nível mais profundo. 
Segundo o médico Ph.D. Neurologista da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, Dr.Gary Kaplan, quando é obtido a tranquilidade necessária para a técnica, os hemisférios esquerdo e direito, e as partes frontal e posterior do cérebro passam a trabalhar em harmonia: 

Esta mudança no funcionamento cerebral afeta o resto da fisiologia, reduz a pressão arterial alta, fortalece o coração e melhora o estado geral da saúde.
Outras figuras carimbadas como o Ator e Jornalista formado, Wagner Moura, que em declaração se diz adepto, também demonstra as várias vantagens do processo:  

(...) Um problema pequeno é um problema pequeno, um problema grande é um problema grande. E com o foco que a gente ganha na meditação transcendental, os problemas ganham uma proporção muito menor. O que eu ganhei com a prática foi uma clareza para poder ver as coisas do tamanho que elas têm.
A técnica da Meditação Transcendental, em si, fortalece a interação entre o córtex pré-frontal e todas as demais áreas do córtex cerebral. O resultado é o funcionamento mais integrado do cérebro, além de aumentar a memória, o foco e a concentração. Os vasos sanguíneos são dilatados e há diminuição nos hormônios do estresse, além de suavizar ou - dependendo da frequência que o indivíduo faz – até mesmo curar distúrbios como a ansiedade, síndrome do pânico e a bipolaridade. Para a Professora de Meditação Flávia Miranda, a prática só traz benefícios:

Você diminui as substâncias relacionadas ao estresse e a adrenalina, porque você normaliza o sistema nervoso. 
A prática é segura e não traz nenhum dano físico. Basta integrar em sua lista diária um tempinho para desligar o botão, respirar fundo com a meditação transcendental e depois poder voltar à rotina, novo em folha.


Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: