sábado, 18 de fevereiro de 2012

Os nomes mais bizarros de cidades brasileiras!


Duvido que já não ouviram falar de cidades bizarras, restaurantes com títulos engraçados e até mesmo pessoas com nomes estranhos. Assistindo aleatoriamente a uma reportagem do Programa do Jô, descobri que existem cidades pelo Brasil que, com toda certeza, você nunca imaginou ser tão bizarra! Sim, estamos falando da surreal capacidade criativa dos brasileiros.

Comecemos pela bela e hospitaleira Cidade de Tiros. Isso mesmo, você não leu errado, é exatamente este o título do local. Situada no estado de Minas Gerais, a região histórica foi fundada em 10 de fevereiro de 1924. Conhecida como a capital dos diamantes, seu primeiro nome foi Vila Velha, mais tarde foi trocado por Tirópolis e quando finalmente emancipada, ganhou o atual nome (muito peculiar, por sinal). Se você pensa que a graça acabou por aí, está enganado! O município possui dois distritos: Tiros e Canastrão! Cuidado, se for canastrão, vai acabar levando tiro!


Com uma população estimada em 7.019 habitantes, a região que fica geograficamente à margem, não perde em questão de organização: foi tão planejada na época em que foi construída, que é toda feita de avenidas. Atualmente com o prefeito Democrata Márcio Roberto Junqueira, a cidade festeja todo ano a famosa festa "Tirense Ausente". E você tem alguma ideia do que seja isso? O negócio todo surgiu da grande quantidade de habitantes que migram à procura de melhores oportunidades de emprego em cidades como São Paulo e o Rio de Janeiro. A partir disso, criou-se a festa dos que já foram: os tirenses (como é chamado quem nasce lá) mais o ausente (a população que migra). É mole? E para fechar a comédia, a cidade de Tiros é banhada pelo Rio Borrachudo! Haja criatividade!


A cidade de Tiros vista de cima. Como a região foi planejada, só existem grandes avenidas.
A segunda cidade bizarra, digo, exótica de nosso roteiro é Jacaré dos Homens. Localizada no estado de Alagoas, seu povoamento iniciou-se por volta de 1900, quando o fazendeiro Domingos de Freitas Mourão trouxe impulso à região. A partir daí um aglomerado de casas surgiram, apresentando características de uma vila. Nesta época, foi encontrado um jacaré em um riacho. Sendo um animal raro por aquelas terras, foi denominado o nome da cidade de "Jacaré". Mais tarde, porém, comerciantes conhecidos como "peixotos" negociavam muito no local, e ali afirmavam que a cidade era de homens honestos, sinceros e leais. Foi então que houve o acréscimo, tendo a emancipação datada no dia nove de novembro de 1900. O atual prefeito é Junior Ernesto (PP) e o número de habitantes é de 5.413 jacarezeiros!

Na matéria, a repórter Tatiana Rezende encontrou um monumento chamado Pedra do Pecado. Antigamente, existia mesmo a tal pedra, mas ela acabou sendo, de forma acidental, destruída pelo Cristo. Não, não é piada! O nome do homem que bateu com o carro na pedra, por não saber dirigir direito, é Cristo!

À esquerda o ex-prefeito da cidade, Marcelo Souto, com uma coleção de jacarés! À direita a repórter Tatiana Rezende ao lado de Cristo, o homem que derrubou o monumento.

E para fechar com o roteiro de cidades estranhíssimas desse nosso Brasil, deparamo-nos com a querida Coxixola! Dá para acreditar? O local, situado na Paraíba, inicialmente foi um distrito de São João do Cariri e depois de Serra Branca (1960), emancipando-se apenas em 29 de Abril de 1994. Você provavelmente está curioso em saber de onde diabos surgiu este nome. Pois aqui está: a ideia (sinceramente, de onde eles tiram isso?) do nome é derivada do Tupi-Guarani "cochicholo", que significa "casa pequena". Segundo os habitantes, no início de seu povoamento só existia uma casinha no alto do morro. Os tropeiros, de passagem, pousavam na casa antes de seguir viagem. A cidade é nova e pequena, com apenas 1.770 coxixolenses (tente falar isso com a língua no céu da boca). Basicamente o número de pessoas que vão em um show, por exemplo. O atual prefeito é o Democrata Nelson Honorato.

Depois deste show de criatividade brasileira, podemos rir mais um pouco com a enorme capacidade deste povo conseguir ser ainda mais bizarro! Olhem só: 
Garrafão – Espírito Santo 
(confere isso, produção?), Venha-Ver – Rio Grande do Norte, Gijoca de Jericoacoara - Ceará (O que isso? Engasgaram?), Guarda-Mor – Minas Gerais, Hematite – Minas Gerais (nome de doença?), Inaciolândia – Goiás (só moram Inácios?), Jardim de Piranhas – Rio Grande do Norte (que que isso!), Lagoa da Confusão – Tocantins (lá só tem confusão!), Lasca Gato – Bahia (realmente não faço ideia de onde surge isso!), Marmeleiro – Paraná, Não-Me-Toque – Rio Grande do Sul (jura isso, senhor?), Palma Sola – Santa Catarina (moro em Floripa, só para esclarecer), Parafuso – Bahia (em parafuso eu estou ao ler isto!), Passa e Fica – Rio Grande do Norte (Nasceu em Passa e Fica, você é um?), Quartel Geral – Minas Gerais (espero que só morem militares!), Quebra Côco – Mato Grosso do Sul (não me perguntem), Salgadinho – Pernambuco (eu ri muito dessa!), Serrote – Ceará, Tanque Velho – Pernambuco, Uauá – Bahia (onomatopeia?) e por último Varre-Sai – Rio de Janeiro.

Lembrando que o post não foi para ser ofensivo contra essas cidades. Muito pelo contrário, fiquei tão impressionada com as histórias peculiares que resolvi compartilhar!

Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: