quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Santo, animado e organizado Antônio de Lisboa!

Digno de registro e recomendação (para o ano que vem) para quem gosta de Carnaval, a festa organizada nos Bairros de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.


Ao contrário das festas populares no Centro da cidade, o Carnaval nos dois bairros do Norte da Ilha foram marcados pela organização e zelo com a segurança. Para entrar –o espaço para a festa foi delimitado com tapumes e grades, de modo que necessariamente as pessoas entrassem por apenas três cancelas -, todos os foliões eram revistados – nem mesmo as bolsas femininas foram poupadas da indiscreta, porém necessária, revista. Policiais em bom número organizavam o trânsito desde a SC-401, davam as dicas de como chegar até o local da festa com maior agilidade e faziam a segurança do povo com grande empenho. Bonito de ver!

No epicentro da folia, trios elétricos e bandinhas animavam a multidão de nativos e turistas com marchinhas típicas de Carnaval, axé e samba – o ritmo não poderia ser diferente, né? -, mas o que chamou a atenção foi a grande quantidade de famílias reunidas festejando – de crianças de colo a avós de bengala sendo amparados pelos netos – e a ausência de brigas, furtos ou roubos.

A união dos moradores da região em fazer uma boa festa deu resultados não só para os visitantes, que se divertiram, mas também para quem vive na localidade: no pátio de cada casa, cobravam de R$ 10 a R$ 30 para estacionar o carro durante toda a noite e não raras vezes avistei famílias vendendo nas portas das suas residências refrigerantes, bebidas (as mais diversas), doces, pastéis e cachorro quente.

Quem já passou dos 25, como eu, sem dúvidas lembra de outras épocas em que as noites de Carnaval no centro de Florianópolis eram exatamente assim, marcadas pela diversão, descontração, animação e segurança– bem diferente dos tempos atuais, em que se tem que andar com um olho na festa e outro em quem está ao redor, com medo de que algum gatuno leve o pouco que ainda temos coragem de levar nos bolsos.


Crédito das fotos: Leonardo Contin da Costa
Leonardo Contin da Costa

Nenhum comentário: