sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As facilitações e a frieza dos contatos pela internet

A internet nos trouxe uma série de vantagens e facilidades, inclusive nas relações sociais. Está mais fácil manter contato com uma pessoa. Mas, isso também traz algumas consequências, principalmente na questão do calor humano e nas conversas frente-a-frente. Eu mesmo sou uma "vítima" disso, assim como todas as pessoas, creio. Nesse texto, discutirei sobre o contato social via internet. 

A internet, assim como qualquer avanço tecnológico, surgiu com o intuito de facilitar a vida dos seres humanos. Com o advento do e-mail, as cartas se tornaram cada vez menos comuns por conta da comodidade. Com o surgimento dos sites de pesquisa, se tornou mais fácil buscar informações, sobre qualquer assunto, do que ir até a biblioteca e procurar um livro. A mesma coisa pode-se dizer das redes sociais. A interação entre amigos tornou-se mais cômoda, já que não é mais preciso sair de casa ou ligar por telefone para estabelecer contato entre as pessoas. Apenas uma mensagem no perfil dela ou por meio de um chat já é o suficiente.

Mas essas comodidades não tiram um pouco os pequenos prazeres de uma comunicação mais "trabalhosa"? Sentir o cheiro de um livro, tocar um papel, ver a caligrafia da outra pessoa em uma carta, falar com alguém olhando olho no olho, ouvir a voz, sentir o calor humano. Tudo isso faz parte da comunicação, mas fica em segundo plano através da comunicação pelo computador.

A comunicação é importante em qualquer relação social ou em qualquer pesquisa. O computador é importante para isso e é um modo eficiente de ajudar nessas questões, mas não deve ser a única e principal fonte.

Uma coisa que aprendi na vida é que vivemos em um mundo de aparências. E até nessa questão o computador se torna um efetivo facilitador. Você pode ser quem quiser na internet e enganar várias pessoas. Algo comum é pessoas mostrarem o que elas não são com atitudes pela internet. Desde coisas pequenas, como a pessoa não aparecer online em noites de sexta ou sábado para passar a impressão para os outros de que possui uma vida social agitada, de que vai para as baladas ou algo parecido, mas fica sozinha em casa vendo televisão e comendo pizza, até coisas mais graves, como pessoas ostentando bens que não possui, modificando a própria aparência para se sentir melhor, ou pessoas se passando por outras, pois a sua vida é insatisfatória. Prefiro ser visto com um "desajustado" e receber críticas pelo que sou do que ser elogiado e adorado pelo que não sou, mas muitos preferem ter seus egos inflados nas redes sociais por coisas irreais. De que adianta se apresentar em uma rede social com uma foto de perfil alterada por Photoshop e, quando se apresentar ao vivo, ser alguém completamente diferente? Inseguranças fazem parte da vida, só não pode ter medo de ser quem você é por conta disso e também porque a sociedade apresenta como "bonito" ou "aceitável".

Uma lição que fica é: nunca acredite em tudo que se vê, principalmente na internet. Muita gente tem medo de mostrar a realidade e tenta mostrar para os outros algo que não é verdadeiro para se sentir melhor. Mas eu escolhi desconfiar e não me iludir mais. Muitos relacionamentos que parecem perfeitos, fotos que captam a felicidade e a vida "perfeita" da pessoa por meio de suas postagens, são de fachada. Eu mesmo já me flagrei pensando "por que a minha vida é tão ruim comparada com a dos outros, que parecem ser tão mais interessantes e com uma vida social mais agitada?". Mas nunca é bem assim, as pessoas que vivem em uma sociedade que prega a aparência varrem os problemas e conflitos existenciais para baixo do tapete. Às vezes, a pessoa pode ser conhecida na internet, ter 5 mil amigos no Facebook e não ter ninguém com quem sair para se divertir.

Essas questões apenas me fazem refletir sobre a utilidade das redes sociais e da internet, seus prós e contras (o que ajuda e o que atrapalha nas relações humanas) e como as pessoas formularam as "regras" de como se deve agir na internet para ser "bem visto". As redes sociais podem ajudar na interação, até mesmo quando se é mais tímido e reservado como eu. Mas é preciso sempre lembrar que as redes sociais verdadeiras não é essa do computador, que você pode adicionar ou excluir seus amigos em um clique. A rede social é aquela que nós tecemos com as nossas vivências, com pessoas formadas por qualidades e defeitos, carne e osso. Mais importante que ser uma pessoa popular na internet, que interage com milhares de amigos, "seguidores" e afins, é ser uma pessoa satisfeita consigo mesma e com as suas relações no dia-a-dia. Lembre-se: você não é a quantidade de amigos que você tem na internet.

Felipe Kowalski

Nenhum comentário: